Conhecendo Melhor A História da Vila Belga.
Voltar para o blog

Conhecendo Melhor A História da Vila Belga.

A história da Vila Belga em Santa Maria confunde-se com a história da ferrovia no Rio Grande do Sul. A vila foi planejada entre os anos de 1901 e 1903 e inaugurada em 1907 para servir de moradia aos funcionários da Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Brésil , de origem belga.

A companhia que tinha a concessão para exploração da ferrovia, adquiriu uma área urbana próxima à Estação de Santa Maria, onde iniciou a construção de uma série de moradias nos mesmos moldes das casas operárias da Bélgica e França, as quais serviriam de residência aos funcionários que trabalhavam diretamente na operação do pátio ferroviário.

O projeto arquitetônico da vila foi desenvolvido pelo engenheiro belga Gustave Wauthier, e ficou conhecido como "Vila Belga". Ela seria a primeira do Brasil criada como vila de operários.

As residências apresentam apenas um pavimento térreo, sendo que algumas contam com um porão. Os vãos, portas e janelas são emoldurados por diferentes relevos em massa para as casas geminadas, e apresentam verga reta. Todas as portas possuem bandeiras móveis (janela na parte superior da porta) ou janelas sobre as portas. As janelas são do tipo guilhotina (de correr verticalmente), e protegidas internamente com postigos.

As paredes externas, são em alvenaria de blocos cerâmicos maciços unidos com argamassa de cal e areia. As coberturas são de telha cerâmica do tipo colonial brasileiro sobre estrutura de madeira de coqueiro. Os pisos internos são elevados para protegê-los da umidade e são em madeira, assim como o forro e as divisórias internas.

A Vila Belga é considerada hoje patrimônio histórico e cultural do município (lei municipal nº2983/88, de 6 de janeiro de 1988), e das oitenta residências originais, atualmente o conjunto conta com apenas setenta e nove, pois uma foi completamente descaracterizada. As demais mantém ainda suas configurações originais: térreas e geminadas duas a duas (com exceção de uma), configurando quarenta edifícios distribuídos em quatro ruas principais - Manoel Ribas, Ernesto Beck, Dr. Wauthier e André Marques - e cinco quadras.


Fonte: belgianclub

Outros posts

  1. Guia Ilustrado Para Comprar A Casa Própria

    Guia Ilustrado Para Comprar A Casa Própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de Led de 7 M Marca A Entrada do Apartamento

    Perfil de Led de 7 M Marca A Entrada do Apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670

Atendimento Online


Por favor, aguarde um de nossos atendentes...
Para iniciar o atendimento selecione um dos setores disponíveis e informe seus dados.




* Todos os campos são obrigatórios.