Conhecendo melhor a história da Vila Belga.
Voltar para o blog

Conhecendo melhor a história da Vila Belga.

A história da Vila Belga em Santa Maria confunde-se com a história da ferrovia no Rio Grande do Sul. A vila foi planejada entre os anos de 1901 e 1903 e inaugurada em 1907 para servir de moradia aos funcionários da Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Brésil, de origem belga.

A companhia que tinha a concessão para exploração da ferrovia, adquiriu uma área urbana próxima à Estação de Santa Maria, onde iniciou a construção de uma série de moradias nos mesmos moldes das casas operárias da Bélgica e França, as quais serviriam de residência aos funcionários que trabalhavam diretamente na operação do pátio ferroviário.

O projeto arquitetônico da vila foi desenvolvido pelo engenheiro belga Gustave Wauthier, e ficou conhecido como "Vila Belga". Ela seria a primeira do Brasil criada como vila de operários.

As residências apresentam apenas um pavimento térreo, sendo que algumas contam com um porão. Os vãos, portas e janelas são emoldurados por diferentes relevos em massa para as casas geminadas, e apresentam verga reta. Todas as portas possuem bandeiras móveis (janela na parte superior da porta) ou janelas sobre as portas. As janelas são do tipo guilhotina (de correr verticalmente), e protegidas internamente com postigos.

As paredes externas, são em alvenaria de blocos cerâmicos maciços unidos com argamassa de cal e areia. As coberturas são de telha cerâmica do tipo colonial brasileiro sobre estrutura de madeira de coqueiro. Os pisos internos são elevados para protegê-los da umidade e são em madeira, assim como o forro e as divisórias internas.

A Vila Belga é considerada hoje patrimônio histórico e cultural do município (lei municipal nº2983/88, de 6 de janeiro de 1988), e das oitenta residências originais, atualmente o conjunto conta com apenas setenta e nove, pois uma foi completamente descaracterizada. As demais mantém ainda suas configurações originais: térreas e geminadas duas a duas (com exceção de uma), configurando quarenta edifícios distribuídos em quatro ruas principais - Manoel Ribas, Ernesto Beck, Dr. Wauthier e André Marques - e cinco quadras.


Fonte: belgianclub

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.