Arquitetura sustentável e a preservação do meio ambiente
Voltar para o blog

Arquitetura sustentável e a preservação do meio ambiente

   A arquitetura sustentável é um dos temas mais em alta recentemente no ramo imobiliário e da construção civil. A preocupação com a preservação do meio ambiente cresce diante das inúmeras ações de organizações pelo bem do nosso ecossistema, visto as grandes perdas que a natureza brasileira sofreu ao longo dos últimos anos.

    A arquitetura ou engenharia sustentável preza pela utilização de recursos naturais na manutenção de casas, apartamentos, construções, e também por materiais que sejam menos danosos ao meio ambiente. E algumas técnicas podem ser aplicadas de forma fácil nas residências. Quem explica é o arquiteto e urbanista, Luiz Felipe Flôres Bassaco, da Santa Arquitetura (Santa Maria - RS).

   Luiz Felipe destaca alguns dos recursos naturais que podem ser utilizados no funcionamento da casa, como a energia solar,  ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. Assim, a economia de luz cai surpreendentemente e diminuímos o consumo usando do que nos é dado naturalmente. Uma das melhores e mais eficazes opções em relação à redução no consumo de água é a captação da chuva, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas. Como falamos neste texto aqui, isso pode ser feito de forma econômica e com materiais especiais.

    A separação do lixo também é uma forma eficaz e fácil de ser feita dentro de casa. Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Para o arquiteto, também pode-se prever em projetos de empresas, condomínios e residências lugares já determinados e adequados para a separação do lixo reciclável.

   “Reduzir o consumo de energia é uma prática sustentável que faz bem para o planeta e para o bolso. Prever em um projeto a iluminação através de lâmpadas de led pode reduzir em até 70% o consumo de energia de uma residência”, afirma Luiz Felipe. Eletrodomésticos, lâmpadas, são vilões quando se trata de consumo e economia, principalmente em estações como o verão. “Optar por aparelhos de ar-condicionado e refrigerados com consumo de energia na Categoria A pode fazer toda diferença. Para a maioria dos produtos, como geladeiras, fogões e aparelhos de arcondicionado, as categorias vão de A até E, sendo a letra A a indicação do aparelho mais econômico”.

    Uma alternativa também pouco utilizada ainda em alguns locais é a cobertura verde de casas e edifícios. Ele facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer, e ainda reduz em até 3ºC a temperatura da residência. O arquiteto também destaca que, em ambientes extremamentes artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local.

Conheça alguns materiais biodegradáveis
  • Tinta biodegradável: As tintas biodegradáveis são feitas a partir de materiais orgânicos, naturais e não tóxicos ao meio ambiente. Atualmente, já existem opções de tintas biodegradáveis feitas com proteína de leite, limão, fosfogesso e pigmentos minerais. Junto com as tintas, também existem opções de solventes e diluidores naturais.
  • Tijolos Ecológicos: Os tijolos ecológicos se diferem dos tijolos comuns pelo processo de fabricação. Ao contrário dos tradicionais, que são queimados em um forno e geram gases poluentes, os eco-tijolos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica.
  • Ecotelhado branco: O Ecotelhado Branco é um revestimento térmico que graças à sua capacidade de refletir a radiação solar, consegue reduzir drasticamente a temperatura do ambiente interno. Como resultado, o Ecotelhado Branco é capaz de reduzir em até 35% a temperatura do ambiente, diminuindo o consumo de energia elétrica para com ventiladores e ar condicionado e ainda protegendo contra a proliferação de fungos e bactérias.
  • Concreto reciclado: O concreto pode ser reciclado fresco ou endurecido, e existem equipamentos adequados para fazer a reciclagem dos componentes. Assim, outros materiais como tijolos e telhas, que iriam para o lixo, são reutilizados e acrescentados à mistura, gerando um material de construção sustentável.
  • Isolamento Ecológico: O mercado oferece novas alternativas com matrizes sustentáveis e menos perigosas. Algumas soluções são bem inusitadas, como o isolamento fabricado a partir de jeans reciclados, jornal, papelão, lã mineral e lã de garrafas PET.

   E aí, quais dessas opções sustentáveis você utiliza na sua casa? Conta pra gente.


   Para receber conteúdo exclusivo da Luiz Coelho, se inscreva na nossa newsletter!


Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|