Qual o momento certo para comprar um imóvel
Voltar para o blog

Qual o momento certo para comprar um imóvel


Está chegando aquele
timing da dúvida sobre comprar seu próprio imóvel? Mas os questionamentos não param de chegar para saber se você realmente está preparado para um passo tão grande?

Ter sua casa própria ou investir em um imóvel para gerar renda tem se tornado um sonho ou uma possibilidade de estilo de vida financeira para muitos brasileiros. Porém, com a instabilidade econômica e as crises de empregos, isso se tornou arriscado até os últimos períodos. Atualmente, já se tem previsão de melhoras na economia e ela vem se estabilizando desde 2016.

Entretanto, também é importante considerar alguns pontos:


Pondere primeiramente o porquê você quer ter um imóvel próprio, qual a finalidade que você deseja com esse investimento, se é para ter sua casa própria, estabilidade para sua família, ou se você quer fazer uma estratégia rentável como outra fonte financeira. É importante definir essas questões pois sua procura será guiada de acordo com essas noções iniciais, é diferente procurar uma casa para viver e constituir sua família do que procurar um imóvel que te traga retorno e renda, como locação, por exemplo.


Avalie sua receita e sua disponibilidade financeira. Pondere o quanto do seu salário você gasta mensalmente, se você já tem uma poupança, ou se é possível iniciar uma com 20 ou 30% do seu ganho. Comece cortando pequenos gastos e colocando seu dinheiro em poupança, ou, ainda melhor, investimento em ações rentáveis que seu banco pode oferecer. Seja sincero consigo mesmo, se você tem a capacidade de separar esse dinheiro e se está maduro profissionalmente para fazer investir em algo assim.


Pesquise formas de financiamento que se adequem ao seu bolso. Hoje é possível diminuir a parcela com um valor significativo de entrada do imóvel, que gira em torno de 30% do valor total, ou em alguns tipos de financiamento do governo, você consegue entrar com 10% do valor do imóvel. A Caixa Federal tem um programa de ensino de aulas de instrução sobre as opções para comprar sua casa própria.


Seu FGTS também pode ser utilizado quando você definir seu objetivo e estiver checado sua receita e saber o que quer. Você pode usar o seu fundo para financiar um imóvel desde que: tenha com três anos de carteira assinada sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); não ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH); não ser proprietário de um imóvel residencial na cidade em que reside ou trabalha; não ter usado o FGTS para um financiamento nos últimos 3 anos.


E aí, pronto para esse grande passo?

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.