Tendências da engenharia para ficar de olho em 2019!
Voltar para o blog

Tendências da engenharia para ficar de olho em 2019!


A tecnologia está em tudo, inclusive, nas novas formas de construções, renovando o conceito das obras e o trabalho de engenheiros e construtores. Para estar no ritmo do mercado, com cada vez mais produções, mais novidades e entregas mais rápidas, as empresas de engenharia estão aderindo aos novos formatos, materiais e equipamentos.

Para otimizar a experiência de seus clientes, aperfeiçoar as estruturas e ressignificar a construção civil, surgem diversas técnicas e materiais que prometem ser sucesso neste ano!

  • Novas tecnologias: 
Impressões 3D são as queridinhas do momento! Objetos tridimensionais impressos para verificar de forma real o projeto de obras e construções variadas conquistaram o mercado, além de levar em conta materiais recicláveis para protótipos e maquetes, com detalhes precisos que fazem toda a diferença na hora de visualizar o trabalho proposto. 

A Internet of Things (IoT), traduzido como Internet das Coisas, serve para denominar uma série de dispositivos eletrônicos conectados entre si, de forma digital. Para acompanhar e avaliar o andamento das obras, com especificidades de materiais, tempo, custos e períodos das obras, a funcionalidade transformou a gestão da engenharia atual. Como uma rede que conecta os engenheiros e usuários, é possível controlar documentos, dados, orçamentos e muito mais. Além da economia, é possível ver em tempo real o que está acontecendo na obra, manter a clareza das definições e tudo isso disponível remotamente de forma online.

Projetos hidráulicos, elétricos em paralelos  com a projeção da alvenaria  podem causar confusões e alguns erros  pequenos que, se não visualizados,  geram  uma dor de cabeça para os engenheiros.
Por isso, o Building Information Modeling (BIM) é um novo conceito que se aperfeiçoou com o tempo, capaz de trabalhar parâmetros de custos, tipos de materiais, fabricantes, mudanças na obra, estruturas, projetos paralelos, tudo junto e definido para você não precisar de planilhas separadas e gigantescas para cada um.


  • Materiais e construções inovadoras:
O problema de rachaduras e pequenas danificações no concreto das construções acabou! O concreto regenerativo é um material que está ganhando espaço nas construções norte-americanas e chinesas, com a capacidade de se regenerar sozinho com ação reparadora que pode acontecer por até 200 anos. Olha só!

Casas modulares, pré-fabricadas, elementos construídos fora do canteiro de obras também estão em alta nos últimos anos, ganhando força em 2019. Permitindo acelerar a construção de empreendimentos grandes, uma das maiores vantagens de casas modulares também é a facilidade de transporte para um novo terreno ou cidade, sendo possível visualizar cada parte do processo e andamento da obra. Construção otimizada, com maior qualidade e mais segurança de projeto, além de ser mais sustentável e com menos risco de custos exacerbados desperdiçados.

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.