Investir: viver de renda imobiliária
Voltar para o blog

Investir: viver de renda imobiliária


Já falamos sobre como identificar o momento certo para comprar seu próprio imóvel, como saber e analisar a fase que você está, sua receita, seus propósitos e capacidades para lidar com investimentos em imóveis.
Que tal irmos um pouco mais a fundo para você entender quais os tipos de investimentos que podem ser feitos com imóveis e como viver dessa renda?
Conviamos o mentor financeiro, Pablo Bizzi, para responder algumas perguntas frequentes e tirar suas dúvidas! 


O que é renda de imóvel próprio?
Ao lado da poupança, acredito que é o investimento mais conhecido pelo brasileiro. A renda de imóvel próprio é o famoso aluguel. Nunca fiz uma pesquisa na rua, mas acredito que se eu perguntasse para as pessoas como elas gostariam de viver de renda, seria recebendo aluguéis.


O que são fundos de investimentos imobiliários?
Quando um grupo de pessoas têm como objetivo investir em ativos imobiliários, surge a possibilidade de formar um Fundo de Investimento Imobiliário, também conhecido pela sigla FII.
Esses investidores, quando aportam valores neste fundo, são chamados de cotistas. Todo FII é administrado por um gestor, que é o responsável por encontrar e realizar os investimentos mais interessantes e garantir uma boa rentabilidade para o fundo.
Em geral, os investimentos de FIIs são em sua grande maioria empreendimentos imobiliários, como prédio e edifícios comerciais. Contudo, também podem ocorrer investimentos em imóveis, LCIs, LCAs e até mesmo cotas de outros fundos. 

Qual a diferença entre as duas formas?
Ambas as formas são ótimas possibilidades de viver de renda, porque elas pagam mensalmente os aluguéis. Além disso, os riscos de vacância (o imóvel não ter inquilino) e inadimplência (o aluguel não ser pago) são os principais pontos de atenção nesses investimentos, apesar desses riscos serem menores nos FIIs, uma vez que um FII investe em muitos imóveis, reduzindo o impacto de qualquer empecilho.
Dentre as principais diferenças entre investir em imóvel ou FII, posso citar que o aluguel de imóvel é tributado seguindo a tabela do imposto de renda, já o aluguel de fundos imobiliários são isentos de imposto de renda.
Ainda, vale destacar que a liquidez de fundos imobiliários é mais garantida que a de um imóvel. Em outras palavras, é muito mais fácil vender cotas de um fundo de investimento na bolsa de valores do que encontrar um comprador para o seu imóvel quando você decidir vender.

O que é necessário para poder viver de renda?
O que eu acredito que é mais necessário para viver de renda, acima de tudo, é organização, disciplina e conhecimento. 
Organização para mapear as suas receitas, analisar criticamente as suas despesas e visualizar novas oportunidades de renda extra, você já consegue aumentar as suas chances de sucesso.
Disciplina para investir o que você se propôs mensalmente sem se iludir com o quanto você está acumulando de patrimônio. Resistir às tentações é tão importante quanto como você acumula patrimônio. Lembre-se que toda a sua Renda Extra pode ser integralmente investida, uma vez que você não deveria ter necessidade de usar esse dinheiro.
E, por fim, conhecimento para realizar escolhas inteligentes para fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Caso, você não se sinta preparado para investir, conheça o curso do Carteira de Sucesso.
Independente de quanto dinheiro tu tens para começar, você pode transformar isso em um grande patrimônio.

Como são avaliar as variáveis de valorização, valores, locação e tipos de imóveis? 
Como aluguel e venda são mercados muito diferentes, é muito arriscado para o investidor conseguir abraçar ambos os mundos sem um bom auxílio de corretores para isso. Especialmente se estamos falando de imóveis.

A compra e venda de imóveis vai exigir um corretor de confiança, bastante trabalho de análise de mercado (para escolher um bom imóvel) e um excepcional contador para não ter problemas com o leão. Tanto quanto trabalhoso e arriscado quanto parece essa modalidade, ela pode ser muito lucrativa.

A renda passiva do aluguel é repassada todo mês pela imobiliária à sua conta, mas isso não significa ausência de preocupação. Sempre há o risco do imóvel desocupar, do inquilino não pagar o aluguel ou ser necessário realizar algum reparo, todas as situações podem gerar perdas financeiras. Além disso, a renda líquida do aluguel de um imóvel dificilmente será superior à 0,7% do seu valor de mercado.


Para minimizar todos esses cenários, o investidor que investe em um ou mais imóveis pode se proteger mensalmente. Já que ele terá fontes de renda de outros imóveis para garantir a perda momentânea de outro.
São essas preocupações que os fundos imobiliários visam reduzir, especialmente porque um fundo investe sempre em um empreendimento, diversificando cada vez mais a fonte de renda.

Nos meus cursos e palestras, sempre recomendo que as mais distintas fontes de renda sejam exploradas para não colocar todos os seus ovos na mesma cesta. Esse é um dos principais segredos dos investidores de sucesso.

Quer aprender ainda mais? Baixe nosso Ebook Investir em Imóveis: Guia Prático

Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|