Aluguel: condições legais e aumento do valor
Voltar para o blog

Aluguel: condições legais e aumento do valor


O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar algumas coisas burocráticas e também pontuar quando pode haver o aumento desse valor.

O advogado especializado em direito imobiliário, Luiz Fernando Lutz Coelho, já nos respondeu aqui algumas questões sobre os direitos e deveres do locador de imóveis e hoje ele fala sobre o aluguel e condições legais estabelecidas.

A Lei de Locações (Lei nº 8.245, de 1991) traz algumas regras que devem ser observadas no momento da estipulação do aluguel referente à locação do imóvel, que estão inseridas nos artigos 17 ao 21, sendo importante o seu conhecimento pela sociedade em geral:


O valor do aluguel deve ser estabelecido diretamente entre o locador e o locatário em moeda corrente nacional, não podendo ser fixado em moeda estrangeira nem vinculado ao salário mínimo ou à variação cambial.

Quanto ao vencimento do aluguel, o locador e o locatário devem determinar uma data certa, por exemplo, o quinto dia útil de cada mês, o proprietário não pode exigir o pagamento do aluguel antes da respectiva data de vencimento.


Destaca-se que a legislação prevê duas hipóteses que admitem a cobrança antecipada do aluguel, que são: no caso de locação por temporada (a qual possui prazo não superior a noventa dias, para residência temporária, lazer ou tratamento de saúde), ou se ausente previsão contratual de garantia (podendo-se optar entre as modalidades de caução, seguro, fiança ou cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento), caso em que o locador poderá exigir o aluguel e encargos até o sexto dia útil do mês.


Quanto ao aluguel e modificações desse valor:


Em regra, o valor do aluguel sofre reajuste anual, segundo o índice de inflação previsto no contrato, com o objetivo de preservar as condições da locação diante das mudanças ocorridas no cenário econômico do país, sendo que o índice utilizado com mais frequência no mercado imobiliário é o IGP-M (Índice Geral de Preços e Mercado), divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).


Atualmente, o mercado de imóveis também admite o emprego do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), divulgado pelo IBGE.


A época do ano em que incide o reajuste do aluguel corresponde ao mês em que foi assinado o contrato. Além disso, o valor do aluguel e os critérios de reajuste podem ser modificados no decorrer da locação, desde que sejam fixados de comum acordo entre o locador e o locatário.

Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|