Como ter uma previsão de gasto total com imóvel alugado
Voltar para o blog

Como ter uma previsão de gasto total com imóvel alugado


A maioria de jovens e adultos hoje em dia mora em apartamentos ou casas alugadas, tanto por estarem, muitas vezes, de “passagem” em uma cidade para estudos ou trabalhos temporários, quanto pelo momento da vida. Diferentemente de morar com os pais, alugar um imóvel demanda gastos que antes não eram percebidos, além do valor fixo do aluguel. 

Para ter uma previsão total dos gastos mensais ao locar um apartamento, é preciso pontuar algumas despesas que estarão presentes para além do aluguel, que já demanda uma boa parte da renda. 


  • Aluguel e condomínio

Esses tipos de despesas são essenciais considerar com realidade e praticidade, já desconte do seu salário do mês esses valores, para não ter risco de calcular com margens menores e levar um susto do final do mês! O valor do condomínio depende do bairro onde você reside, se é área valorizada, e da estrutura do prédio, como academia, playground, salão de festas, elevador, piscina. Logo, sempre busque calcular essas suas despesas juntas, pois elas são fixas e, se atrasadas, rendem juros altos. 


  • Eletricidade

A conta de luz geralmente é a mais alta em relação às outras contas de usos diários de uma casa. Porém, é um valor que pode variar conforme a quantidade de uso, que depende também, em alguns casos, da estação do ano, geralmente a conta de luz sobe no verão. Mas é possível reduzir esse valor com algumas atitudes, por exemplo, não deixar lâmpadas acesas em cômodos que não estão em uso, troque suas lâmpadas por modelos mais modernos, como as de LED ou as fluorescentes, reduza a potência do chuveiro para diminuir o gasto também. Sempre calcule esse valor pela margem do mês anterior para mais, para ter um dinheiro sobrando caso ultrapasse. 


  • Gás e água

Não tendem a serem contas tão elevadas quanto luz, mas estão também no orçamento de quem aluga apartamento, sozinho ou não. A conta de água costuma ser dividida entre todos os condôminos no caso de edifícios, mas há prédios mais modernos que fazem cobrança individual. 


  • Limpeza 

Produtos de limpeza, higiene e de manutenção são essenciais para já se ter dentro de casa, principalmente se você mora sozinho. Por isso, busque supermercados e lojas que vendem uma maior variedade, com preços acessíveis. Linhas mais baratas e produtos genéricos podem sair por muito menos. Sempre será um gasto para contar no início do mês e já deixar esse valor também reservado para emergências.


E, por último, mas não menos importante, sempre conte com uma reserva para imprevistos, como acidentes domésticos ou manutenções urgentes. 


Preparado para morar de aluguel? Confira mais dicas aqui no nosso blog!

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.