Entrega de imóvel alugado: cuidados
Voltar para o blog

Entrega de imóvel alugado: cuidados


Você nem sabe por onde começar o processo de entrega de apartamento? Calma! A gente te ajuda com dicas valiosas na hora da entrega das chaves para você não se preocupar e realizar sua mudança com tranquilidade!


  1. Caso você, locatário, queira sair do imóvel alugado antes do término do contrato, deverá comparecer junto a imobiliária para dar o aviso prévio de 30 dias. Se o contrato esteja na sua vigência terá multa contratual proporcional ao tempo que falta para cumprir o mesmo.
    Neste momento que o locatário vai junto a imobiliária dar o aviso, ele é orientado a pedir o desligamento da luz com 5 dias de antecedência, pois a RGE demora 5 dias para proceder o corte de luz. Se for apartamento deve-se pedir para a administradora do condomínio uma negativa de débitos que deve até a data final do aviso.
    Para casas alugadas é necessário ir na Corsan e pegar uma negativa de débitos e trazer a última conta de água paga. Sem estes documentos em mão não há como proceder a entrega do imóvel.
    Caso o locatário ou o fiador não pode estar presente para efetuar a entrega dos documentos e assinar o termo de entrega das chaves, deverá fazer uma autorização assinada para uma terceira pessoa proceder a entrega.

  2. O inquilino deve checar o termo de vistoria inicial, que foi assinado por ele. E entregar o imóvel da mesma forma que recebeu. Caso tenha alguma dúvida deve-se consultar a imobiliária responsável pelo processo de locação para receber essas orientações.

  3. Para marcar a vistoria de saída do imóvel, o inquilino deverá entrar em contato com a imobiliária com, no mínimo, 48h de antecedência. Este procedimento é porque o vistoriador faz a vistoria de entrega junto com o inquilino, caso tenha alguma divergência da vistoria inicial o profissional orienta como refazer. E se a vistoria for executada de maneira correta, o vistoriador já fica com as chaves e demais itens do mesmo.

  4. O locatário deverá providenciar a entrega dos documentos junto a imobiliária. Como consta no primeiro passo.
    O aluguel só irá parar de contar a partir da entrega definitiva dos documentos e assinatura do termo de entrega de chaves.


Sempre tente resolver qualquer problema com diálogo e tranquilidade, priorize também a assistência de uma imobiliária especializada para assegurar que o processo seja transparente e seguro. 


Está se mudando ou procurando apartamento? A gente te ajuda!
Preencha aqui o que você busca no momento em um imóvel e nós selecionaremos exatamente o que você precisa para facilitar sua busca!

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.