Morar sozinho ou dividir apartamento?
Voltar para o blog

Morar sozinho ou dividir apartamento?

    Chegou aquele momento de sair de casa para trabalhar, estudar? Aquela oportunidade fora da cidade natal se apresentou e você está indo de mala e tudo? Ou simplesmente para ter sua independência?


    Sair da casa dos pais sempre é um passo importante, com seus prós e contras, a independência, sua evolução individual e amadurecimento fazem parte dessa escolha. Mas de acordo com seu desejo próprio ou o lado financeiro, surge a dúvida entre morar sozinho logo ou dividir o apartamento. E agora?

    Nós analisamos alguns pontos positivos e negativos de ter sua casa sozinho ou dividir. Assim, quem sabe você toma a decisão mais informado e de acordo com o que você precisa!

Morar sozinho
    Uma das boas e velhas vantagens de se morar sozinho é a individualidade e privacidade que isso te permite. É seu apartamento, suas coisas, e você sempre terá seu momento a sós depois do trabalho, depois da aula, durante o almoço, em qualquer hora.

    A decoração é você quem faz! Morar sozinho quer dizer que você pode deixar a casa exatamente como quer, comprar seus móveis preferidos, da cor que deseja e arrumar como preferir, sem ter que conversar ou perguntar antes para o colega de quarto. Eletrodomésticos também serão da sua conta e risco, para comprar o que quiser, sem precisar negociar ou dividir. E se você é uma pessoa que tira tudo de bom da sua solidão, morar sozinho pode ser libertador!

    Porém, como tudo, isso é uma responsabilidade que deve caber no seu bolso. Você arca com todas as despesas sozinho, muitas vezes tendo que começar com o básico dentro do apartamento até ter dinheiro para comprar todo o resto, e gastos extras também serão somente para você. Além de gastos com mercado e alimentação, tudo das suas finanças. Além de que é importante gostar de passar a maior parte do tempo sozinho, curtir sua companhia e se adaptar à esta mudança.


Dividir o apê
    Uma das coisas mais gostosas de dividir apartamento é a parceria que você cria eventualmente, já que tendemos a escolher pessoas que se relacionem com características mais parecidas com as nossas, e se isso não existe, a convivência tem seu papel! Grandes amizades podem nascer com colegas de apartamento. Você sempre terá companhia e ainda divide todos os gastos, o que alivia muito suas despesas.

    Alimentação e mercado se tornam menos preocupantes quando você combina de dividir tudo com seu colega, despesas com ar condicionados, gastos extras para conforto também se tornam mais possíveis se você tem de controlar seu dinheiro, já que agora é tudo dividido por dois ou três.    

    Uma boa dica é conversar antes com os moradores e ver se eles têm coisas em comum com você, porque a convivência é intensa para quem divide apartamento, então, é importante checar se seu colega não vai invadir seu espaço.

    Ao dividir um imóvel, você automaticamente abdica um pouco da sua privacidade. Mesmo com quartos separados, os cômodos da casa serão coletivos, a rotina, o café da manhã, o almoço, sempre será na companhia de alguém. Logo, se você tem dificuldades em conviver com pessoas diferentes e chegar em um consenso entre todos, é bom repensar esta opção.


    São coisas para ponderar, não é? Sempre bom dar prioridade para sua disponibilidade financeira e o com o que você se adapta melhor!

    Qualquer dúvida, só entrar em contato com a gente. Se inscreva em nossa newsletter para receber, semanalmente em primeira mão, informações que valem a pena ler! 

Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|