Outubro Rosa: a importância do autoexame
Voltar para o blog

Outubro Rosa: a importância do autoexame


Chegou o mês mundial de combate ao câncer de mama. O mês temático serve para alertar a todas sobre a doença, que é mais freqüente em mulheres, como prevenir e a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama ocorre devido a um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Os cuidados com o corpo e a saúde devem ser prioridades o ano inteiro, porém, é importante ter um mês todo para falar sobre o assunto com mais profundidade. O autoexame é um dos pontos mais focados nas discussões sobre diagnóstico precoce. Esse exame consegue identificar alguns sintomas marcantes da doença, como caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Além disso, é de extrema necessidade realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Mulheres com incidência de câncer de mama na família devem começar a realizar a mamografia a partir dos 35 anos. O autoexame não substitui esses exames médicos realizados por profissionais e aparelhos. Mas vamos falar sobre como realizá-lo em casa.

  1. Para fazer o autoexame das mamas a mulher deve, primeiramente, ficar de pé, em frente ao espelho, para observar o bico, a superfície e o contorno dos seios.

  2. Em seguida, ela deve levantar os braços. Ao fazer o movimento, deve-se prestar atenção se, com o movimento, aparecem alterações de contorno e superfície das mamas.

  3. O terceiro passo é apalpar a região. A mão direita deve apalpar a mama esquerda e vice-versa. A mulher deve fazer movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos.

  4. É importante também dar atenção especial às axilas e aos mamilos. As axilas devem ser apalpadas em busca de nódulos. Já para examinar os mamilos, a mulher deve comprimir o local da base para o bico e verificar se há secreção.

Cuidar do seu corpo auxilia o autoconhecimento e pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, que, quando identificado cedo, tem altas chances de cura e possibilidades de tratamentos! 

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.