A importância da vistoria
Voltar para o blog

A importância da vistoria


A vistoria de um imóvel é um documento de extrema importância para o processo de aluguel ou compra, envolve o proprietário o locatário ou comprador, preza pela segurança do processo e também pela garantia de que tudo está conforme o contrato. 

O laudo de vistoria detalhado descreve a situação do imóvel no momento da compra ou do contrato de aluguel. Ele deve conter os seguintes critérios: acabamentos; pinturas; instalações elétricas; instalações hidráulicas; qualidade geral da estrutura do imóvel; paredes e rejuntes. 

A vistoria de um imóvel de locação precisa seguir algumas regras e estar de acordo com o contrato de aluguel o qual estipula que o imóvel deverá ser retornado ao proprietário nas mesmas condições em que ele foi entregue ao locatário. 

O laudo de entrada da vistoria será comparado ao lauda de saída, ambos deverão estar de acordo. No contrato, discorre que o imóvel está em perfeitas condições de uso, salvo termo de vistoria onde são relacionados itens que apresentam alguma divergência e também são tiradas várias fotos para comprovar o estado e condições dos imóveis. A vistoria da parte elétrica é feita por testes, já que a luz está desligada junto a RGE. 

É muito importante a ajuda de um profissional da área imobiliária. Ele terá a experiência fundamental para fazer a inspeção. Além disso, contará com o auxílio de equipamentos que identificam, com mais precisão, determinados problemas. Mas, vale lembrar-se de que a vistoria pode, sim, ser acompanhada pelo locatário — se ele assim quiser.

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.