Como descobrir o valor do meu imóvel
Voltar para o blog

Como descobrir o valor do meu imóvel

Descobrir o valor do seu imóvel não é uma tarefa fácil, principalmente se você está começando a investir nesse ramo agora. São inúmeros pontos para levar em consideração ao valorar seu imóvel, deve-se avaliar, ainda, o preço de mercado atual dos imóveis, além de garantir que você, proprietário, não saia no prejuízo. 

É imprescindível contar com a ajuda de corretores especializados e o aporte de uma imobiliária, mas algumas características são básicas para avaliar de forma justa o valor da sua propriedade!


  1. Imóveis similares
    Uma boa dica é pesquisar imóveis no mesmo bairro ou rua em que o seu, entre 8 e 10 imóveis já é uma média boa para ideia de quanto pode valer sua propriedade, deve-se levar em consideração o padrão arquitetônico, a idade do prédio, ainda, é interessante avaliar apartamentos vendidos recentementes no condomínio do seu, para ter uma ideia de valor. Andares mais altos costumam ser mais caros, assim como apartamentos voltados para a face norte em regiões frias.
    Quanto à casas, cada uma difere da outra, apesar de poder avaliar o bairro e localização, a estrutura e tamanho da residência são sempre únicos. 

  2. Metragem
    A metragem é importante para definir o valor do seu imóvel, pois cada região tem um valor por m² como base de cálculo. Para identificar o preço do metro quadrado do seu imóvel, acesse o DMI (dados do mercado imobiliário), defina sua cidade, bairro e vá até o gráfico de número 2, com ele você vai descobrir o valor absoluto da região do seu imóvel por m². Depois multiplique o valor absoluto do m² com o número de metragem do seu imóvel.

  3. Estrutura do imóvel
    Piscina, salão de festa, salão de jogos ou mais de uma vaga de garagem devem ser levados em consideração para valorar o imóvel. Pois são itens que aderem valor à propriedade, além de serem identificadores para os possíveis compradores. Alguns sites já têm filtros para essas características e adendos do imóvel, as construtoras começaram a produzir condomínios residenciais com vários itens de lazer e diferenciais para atender vários públicos. Pensando nos vários públicos: crianças, jovens e adultos, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, sala de jogos, academia e salão de festas são pontos importantes. 

  4. Conservação
    Um imóvel bem conservado ou reformado passa mais segurança ao comprador e ainda ajuda na hora da negociação. É necessário estar atento sempre a essa questão para não perder preço na hora de anunciar sua propriedade. Fique atento à: infiltrações; mofos; encanamentos; fiação elétrica; se portas e janelas estão fechando corretamente; pintura nova (de preferência com tons neutros).

  5. Dormitórios
    O número de quartos de seu apartamento ou casa influencia diretamente no preço, por exemplo, um imóvel de 01 dormitório pode valer menos do que um de 02 em um mesmo bairro e condições, lembrando que existem outras variações. Se seu imóvel tem 03 ou mais dormitórios, esse valor também irá mudar devido a média do preço por m² na região.

Com isso, você deve estar atento à: região, proximidades, estrutura de lazer, conservação, número de dormitórios e número de vagas de garagem. Tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.