6 dicas valiosas para a prova do ENEM
Voltar para o blog

6 dicas valiosas para a prova do ENEM

Está chegando o tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio, um dos principais métodos para ingressar no Ensino Superior, em faculdades públicas ou particulares. Neste ano, o exame será aplicado dias 3 e 10 de novembro, conforme edital. 

Vamos para algumas dicas importantes para realizar a prova com tranquilidade e sucesso!


  1. Releia o edital e certifique-se de que você está por dentro do que é necessário levar no dia das provas, como a documentação e material para realizar o exame:
    Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, certificado de dispensa de corporação e certificado de reservista são aceitos. Se você perdeu sua identidade, leve o boletim de ocorrência, que deve ter sido tirado menos de 90 dias antes da prova); Cartão de confirmação de inscrição (pode ser o enviado por correio ou impresso pelo site do Inep); Caneta de tinta preta com o tubo transparente; Lanchinhos (água, barrinha de cereal, chocolate, etc.). 


  2. A prova começará às 13h (horário de Brasília) nos dois dias. Para evitar imprevistos, confira o trajeto até o local de prova com antecedência e verifique quais transportes públicos precisará usar ou qual a rota para fazer de carro, esteja preparado para pegar trânsito e considere rotas alternativas para o local da sua prova.

  3. O caderno de Língua Estrangeira vem com duas opções de língua, inglês e espanhol, escolha atentamente o idioma, preencha no formulário e também passe corretamente para o cartão-resposta definitivo.

  4. O gabarito final não pode ter rasuras ou duas respostas, por isso, é mais fácil passar a resposta final para o cartão-resposta logo que você solucionar a questão com certeza da sua resposta, pois como são muitas para preencher, você pode confundir ou pular alguma se escolher passar todas juntas ao final. Use o rascunho para questões que você não tem tanta certeza e pretende retomar depois que finalizar tudo.

  5. Faça uma boa leitura da questão. Muitas são contextualizadas e dependem apenas da sua interpretação, o que significa que a resposta pode estar no próprio enunciado.

  6. A redação tem o mesmo peso das outras provas, por isso, treine sua escrita, esteja atualizado dos acontecimentos a nível nacional ou mundial, interprete os textos de apoio e não fuja do tema principal da redação. 

Para mais informações, acesse o portal oficial do ENEM.

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.