Comprar imóvel pronto X Construir imóvel do zero
Voltar para o blog

Comprar imóvel pronto X Construir imóvel do zero


O momento de compra do seu imóvel próprio é sempre de ponderações e planejamento, principalmente se você vai adquiri-lo para morar, constituir sua vida e família. Muitas pessoas sempre ficam em dúvida entre comprar o imóvel pronto ou construir a própria casa. Ambas as opções têm prós e contras! 


Ao comprar um imóvel pronto novo ou usado, você reduz o tempo que teria de esperar para entrar na sua casa se ela fosse ser construída, mesmo com reformas necessárias, o custo e o tempo são menores do que iniciar uma obra do zero. Além do imóvel já ter o valor de mercado definido, pois está concluído. Porém, o imóvel justamente por estar pronto, não será exatamente da forma que você imaginou, e não vale a pena comprar a casa e depois fazer muitas reformas e mudanças para ela ficar como você imaginou, os gastos podem ser maiores. 


Já para construir um imóvel, há muitos pontos a serem considerados, importantes para que o custo e tempo da obra sejam otimizados e tudo ocorra bem. O planejamento é o principal, financeiro e de projeto, para você ter uma ideia do quanto irá demorar para ir morar na sua nova residência e os gastos. É necessário já ter um valor disponível para investir, além de estar preparado para imprevistos. Se você tiver facilidade em contratar a mão de obra para a construção, com certeza vai ficar mais barato construir. O projeto será ao seu gosto, você pode escolher o melhor material e a casa poderá gerar mais prazer, além de um controle maior de gastos quando se tem experiência para escolher os profissionais. 


Quanto ao valor e forma de pagamento, existem financiamentos com mais opções e flexibilidade dos bancos para a compra de imóveis prontos, justamente pelo preço estar estabelecido. As taxas de juros variam de banco para banco, com uma boa pesquisa é possível achar uma opção acessível para você. 


Existem financiamentos para terrenos, para quem quer começar a obra do zero, porém, não são tão simples e exigem que o proprietário conte com recursos próprios para iniciar a obra. O terreno precisa estar com a documentação regularizada e o projeto da obra deve estar pronto, o dinheiro não é recebido na hora, o banco só libera o valor para o proprietário quando e se o processo de construção estiver dentro das normas. E todas as etapas de construção serão dessa maneira. Com organização e um cronograma de obras correto e acompanhado por profissionais capacitados, você não deve ter problemas com o projeto, assim, pode realizar a construção do imóvel como sempre sonhou. 


Vale você decidir se está tranquilo para aguardar prazos e realizar um projeto com paciência para a construção da casa própria ou se quer seu imóvel na hora, prontinho!

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.