Inadimplência em imóvel alugado, e agora?
Voltar para o blog

Inadimplência em imóvel alugado, e agora?

Quem é locador de imóveis sabe o quanto é complicado quando o inquilino passa a atrasar o aluguel ou mesmo deixar de pagar. Inadimplência é um assunto que gera estresse seja para o proprietário, imobiliária, quanto para o locatário em si. Por isso, é importante analisar desde o início para quem você vai alugar o imóvel, conhecer seu futuro inquilino, para tentar evitar esse tipo de problema.

Avalie a situação do inquilino
    Uma forma boa de evitar alugar imóveis para alguém que vai gerar problemas financeiros no futuro, é buscar entender a situação da pessoa e seu histórico com dívidas. Somente os documentos como identidade e CPF não são suficientes para essa pesquisa, é preciso analisar histórico de cartão crédito, antecedentes criminais, análise de renda, tanto para trabalhadores efetivos quanto os informais. Isso pode fazer parte do cadastro do inquilino e pode te livrar de uma dor de cabeça.

O contrato é indispensável
    Após a fase de negociação e conversa, é importante redigir um contrato seguro, completo, com tudo o que foi acordado. Se você não aluga seu imóvel via imobiliárias, busque o auxílio de advogados especializados em imóveis. Não esqueça de sinalizar no contrato apenas uma forma de garantia de aluguel e cláusulas sobre a garantia e riscos da inadimplência.

Ações judiciais
    Claro que o diálogo é sempre a primeira e melhor opção para a solução de problemas de ambas as partes, notificações podem ser feitas ao locatário (sem perturbar ou assediar o inquilino) e a conversa deve ser franca. Algumas vezes, isso pode não ser suficiente, por isso, segundo a Lei do Inquilinato a locação pode ser desfeita, com prazo de desocupação de 30 dias. Já para ações de despejo, o processo pode demorar 6 meses, com carta de inadimplência e notificação extrajudicial de desocupação a serem entregues ao inquilino, que deve ficar ciente da situação. Sempre procure um advogado especializado em direito imobiliário.

    Problemas podem acontecer quando menos esperamos quando se trata de prazos financeiros, é aconselhável anunciar seu imóvel com imobiliárias confiáveis para evitar ter de arcar com consequências sozinho e se prevenir.

Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|