5 pontos para observar no imóvel antes de comprar
Voltar para o blog

5 pontos para observar no imóvel antes de comprar



          Comprar a casa própria sempre é um momento mágico para quem realiza esse sonho, principalmente porque é investido tempo, dinheiro, cuidados, para escolher o imóvel ideal, e com atenção às precauções devidas para não ter problemas futuros.

          Para fazer deste um momento ainda mais especial (e tranquilo), separamos algumas dicas valiosas para quem está no caminho da sua casa própria, na hora de comprar e fechar negócio, alguns pontos são essenciais para que você não tenha dor de cabeça depois.

- Se o imóvel já foi utilizado anteriormente, nunca deixe de verificar: matrícula do bem, com histórico, quitação e se existe ameaça de alienação; certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e do condomínio em caso de apartamento; Certidão negativa de tributos do imóvel; Certidão negativa de débitos com o condomínio; Certidão negativa de utilidade pública do imóvel; Registro do cartório de compra e venda do imóvel. Para imóveis novos, verifique certidão negativa de débitos com o condomínio e memorial descritivo.


- Sempre faça uma vistoria completa do imóvel, pois, após o contrato, qualquer problema que já estava antes será sua responsabilidade, então é indicado verificar qual a condição da casa, como estrutura elétrica, hidráulica, chuveiro, torneira e válvulas, paredes de alvenaria, infiltrações, desníveis, pisos, portas e janelas.


- Cheque antes o local onde você vai comprar o imóvel para morar, se é muito barulhento, perto de avenidas com trânsito, se é bem iluminado e seguro à noite, se tem policiamento nos arredores e também possíveis boates ou bares em volta que possam gerar ainda mais barulho.


- Se você vai comprar um apartamento, converse com moradores do condomínio, tente ver como é a vida e o dia a dia, se é seguro, se tem câmeras, se os vizinhos respeitam o horário de silêncio, se têm problemas, e, claro, ler a convenção do condomínio.


- Em caso de compra de imóveis direto com construtoras, o cuidado também deve ser imprescindível, antes de assinar o contrato e a entrega da chave, certifique-se novamente de que tudo está conforme combinado e exigido, o comprador tem até 90 dias úteis para reclamar vícios a olho nu que pode vir a reparar na casa após a compra, e a construtora deve se responsabilizar caso haja algum.


E aí, tem alguma dúvida? Só entrar em contato com a gente!

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.