Formas de pagamento de compra de imóvel
Voltar para o blog

Formas de pagamento de compra de imóvel


O momento de compra de um imóvel passa por um processo longo de descobrir a finalidade do que você pretende com o imóvel, compreender quais opções cabem no seu bolso, entender a melhor localização, e, finalmente, as possibilidades de pagamento! Na maioria das vezes, a compra de imóvel é a realização do sonho da casa própria, por isso, é preciso ponderar seu investimento e analisar qual a melhor forma de pagamento. 


Pagamento à vista

Em qualquer compra imobiliária, sempre tenha bons profissionais lhe auxiliando e do seu lado para tirar suas dúvidas, ajudar você a fazer um negócio seguro e dar as melhores opções. 

O pagamento em dinheiro do valor total do imóvel é sempre uma ótima opção para evitar financiamento, também por aumentar as chances de negociação. Para pagar a vista, diferentemente de parcelamento e juros que aumentam o valor do imóvel, é preciso empenhar o dinheiro de uma única vez, por isso, é importante considerar os custos da mudança, possíveis reformas e mobília, além do pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que gira em torno de 2.15%, além dos honorários do cartório e registro de imóveis.


Financiamento de imóvel 

Para quem não tem o dinheiro disponível para comprar a casa própria a vista, o financiamento bancário é uma das opções mais viáveis. As parcelas do financiamento podem ser feitas em até 35 anos, sendo que serão atualizadas conforme regras do financiamento. Os requisitos mínimo para financiamento são maioridade civil, sem restrição ao crédito e com capacidade financeira de pagamento. 

Um financiamento é feito basicamente por um banco que paga ao vendedor do imóvel o valor de até 90% em caso de imóvel novo do pedido do financiamento.


Carta de crédito aprovada de consórcio

O consórcio é uma das opções mais utilizadas por quem está na busca de um imóvel, de forma planejada a longo prazo, com pagamento parcelado e sem a cobrança de juros. Para ser contemplado para análise de liberação de crédito existem duas formas: sendo sorteado nas assembleias mensais promovidas pela administradora ou ofertando um lance. Após essa contemplação, você informa como a carta de crédito será usada (para a compra de um imóvel, de um carro ou a contratação de serviço, por exemplo). Assim, é necessário o envio da documentação: comprovação de renda, nome livre no SPC ou Serasa, certificados negativos comprovando que o imóvel em transação não é afetado por qualquer ação fiscal, cível ou trabalhista.


Utilização do FGTS para compra

Muitos não sabem mas é possível comprar um imóvel utilizando o valor do FGTS como entrada. Para retirar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é preciso ter 3 anos mínimos de contribuição. Não pode: existir outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação em seu nome; se você for dono, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de qualquer imóvel residencial na cidade; em caso do uso do valor para quitar o financiamento, as parcelas não podem estar atrasadas; se for para quitar uma dívida de outra pessoa que não o titular do benefício em contrato. Aqui na nossa matéria sobre o assunto tem todos os passos. 


Todas essas formas acima são aceitas pela imobiliária, basta entrar em contato conosco!

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.