Dicas para cuidar da saúde mental na quarentena
Voltar para o blog

Dicas para cuidar da saúde mental na quarentena


Em tempos de isolamento social para nosso bem e o bem da sociedade, como prevenção ao COVID-19, algumas medidas foram adotadas e uma delas é essa. Foi recomendado ficar em casa, com sua família (ou com quem você reside), sem visitas ou sem sair se não for uma emergência, para evitar a contaminação e disseminação do Coronavírus. 

Com isso, mesmo sabendo que é para o bem da nossa saúde, vivemos acostumados com o contato social e físico diário, seja na universidade, escola, trabalho, momentos de lazer. Esse isolamento rápido e imediato pode causar ansiedade, alteração de humor e a sensação de estar sozinho. Por isso, vamos tentar preservar a saúde mental com algumas dicas do que você pode fazer em casa!


- Use de forma saudável as redes sociais a seu favor: Mantenha contato com as pessoas que você costumava ver com frequência, com quem te traz confiança, bem estar e tranquilidade, use esse tempo também para retomar contatos que você não tinha antes por causa da rotina, converse com sua família, se ela estiver longe, divida seu dia a dia.


- Priorize seus momentos de lazer e relaxamento: Com a pressão e o nervosismo, que são naturais devido ao contexto atual, é necessário priorizar o que te traz calma, o que consegue te distrair um pouco das inúmeras notícias ruins que estamos recebendo, do medo e da instabilidade. Por isso, aposte no que você gosta de fazer para relaxar: ver seriados, ler, fazer uma janta bacana, cozinhar, dançar em casa. Tudo está valendo desde que seja saudável e te tranquilize!


- Crie sua rede de empatia e apoio: Nesse momento, a palavra é “empatia”, reconhecer as dificuldades do outro diante de um isolamento social, e, assim, também identificar e conversar sobre as suas questões e problemas. Por isso, monte sua própria rede de apoio online, seja com seus amigos, colegas da faculdade ou do trabalho, ou sua família, onde todos possam compartilhar seu dia a dia e inseguranças ou ansiedades. Dialogar hoje em dia pode ajudar definitivamente!


- Tenha paciência com você mesmo e seus prazos: Se você está trabalhando de home office, estudando ou fazendo alguma atividade à distância, respeite que é um momento frágil e complicado, por isso, sua concentração vai estar comprometida. Tente estabelecer uma rotina com horários de trabalho (parecida com a que você tem normalmente), mas sem se cobrar a manter o mesmo ritmo, já que o contexto é outro. Faça uma coisa de cada vez e sinta-se orgulhoso pelas pequenas conquistas do dia. Seja paciência com a forma que sua mente está reagindo à quarentena. 


- Use da informação útil e segura: A nossa melhor defesa hoje é a informação, mantenha-se informado sem mergulhar no mar de notícias em um volume prejudicial, e, principalmente, arriscando cair de fake news. Siga portais confiáveis e use um tempo limitado para ler o que está acontecendo e se atualizar, não fique o dia todo procurando notícias, isso pode fazer mal e te deixar mais ansioso. 

Converse com quem te faz bem e compartilhe sua vida com seus amigos, familiares, mantenha a rotina de higiene e priorize você! Vamos passar por isso juntos. 

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.