Compra de terrenos: o que você precisa saber
Voltar para o blog

Compra de terrenos: o que você precisa saber

As vendas de áreas para construções posteriores estão crescendo nos últimos anos. Investidores ou quem sonha com a casa própria acabam optando por esse tipo de compra.  Comprar um terreno pode ser um processo que demanda ainda mais cuidado do que adquirir um imóvel, pois como você ainda não vê o que será construído, é preciso pensar à longo prazo para não ter surpresas desagradáveis no futuro. 


Algumas características do terreno podem inviabilizar ou interferir diretamente no tipo de construção que você planejou. Por isso, é necessário prestar atenção em alguns pontos essenciais!


  • Verifique o registro do loteamento que inclui a licença, ambiental e urbana, e a aprovação do projeto para verificar se o terreno está legalizado e registrado de forma correta. É interessante buscar na Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) o “Selo de Regularidade de Aprovação” da obra. É recomendado também pedir uma Certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, para verificar se não há dívidas antigas; a Matrícula individual é importante para garantir que o terreno está legalmente ocupado. 

  • A metragem do local deve ser consultada para ter uma noção exata do que se está comprando, assim como os recuos laterais e frontais previstos da Lei Municipal, ainda, o Plano Diretor de cada município determina como os lotes à venda devem conter uma metragem mínima. A metragem é importante para você saber se ela é suficiente para o tipo de construção que você deseja realizar. 

  • Condições do terreno são determinantes e devem ser avaliadas de acordo com a finalidade que você busca, se será uma construção residencial (se você irá investir na locação ou venda ou para viver nela) ou comercial, assim, é necessário observar a região do terreno, segurança, iluminação, distância de pontos centrais ou do seu trabalho. A incidência solar deve ser considerada para a construção de sua planta do projeto. 

  • A valorização, então, é um fator a ser considerado, já que a compra de um terreno é um investimento de médio e longo prazo, com isso, todas as características acima, além das condições da região, possíveis crescimentos imobiliários no local, contam para isso. 

É preciso estar atento na hora de fechar o contrato e analisar todos esses pontos para fazer um bom negócio. Confira aqui nossa lista de terrenos à venda.

Curtiu algum? Entre em contato conosco Vendas Centro ou Vendas Camobi

Outros posts

  1. Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Alugue com tranquilidade: 5 dicas para você escolher o apartamento ideal

    Se você está mudando de cidade para estudar ou trabalhar, sabe que sempre surge aquela dúvida profunda do que considerar ao escolher um apartamento para morar. Se você já conhece a cidade ou já foi vi...

  2. Aluguel: condições legais e aumento do valor

    Aluguel: condições legais e aumento do valor

    O conceito legítimo de aluguel é uma contraprestação paga pelo locatário ao locador em virtude da utilização do imóvel por determinado período de tempo, complicado, né? Por isso viemos explicar alguma...

  3. Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Como fazer sua mudança sem dor de cabeça

    Realizar uma mudança de residência não precisa ser algo cansativo e estressante. Muito pelo contrário, mudanças significam um num novo momento, seja pra quem for morar sozinho ou acompanhado. Mas acim...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.