Dicas para cuidar da saúde mental na quarentena
Voltar para o blog

Dicas para cuidar da saúde mental na quarentena


Em tempos de isolamento social para nosso bem e o bem da sociedade, como prevenção ao COVID-19, algumas medidas foram adotadas e uma delas é essa. Foi recomendado ficar em casa, com sua família (ou com quem você reside), sem visitas ou sem sair se não for uma emergência, para evitar a contaminação e disseminação do Coronavírus. 

Com isso, mesmo sabendo que é para o bem da nossa saúde, vivemos acostumados com o contato social e físico diário, seja na universidade, escola, trabalho, momentos de lazer. Esse isolamento rápido e imediato pode causar ansiedade, alteração de humor e a sensação de estar sozinho. Por isso, vamos tentar preservar a saúde mental com algumas dicas do que você pode fazer em casa!


- Use de forma saudável as redes sociais a seu favor: Mantenha contato com as pessoas que você costumava ver com frequência, com quem te traz confiança, bem estar e tranquilidade, use esse tempo também para retomar contatos que você não tinha antes por causa da rotina, converse com sua família, se ela estiver longe, divida seu dia a dia.


- Priorize seus momentos de lazer e relaxamento: Com a pressão e o nervosismo, que são naturais devido ao contexto atual, é necessário priorizar o que te traz calma, o que consegue te distrair um pouco das inúmeras notícias ruins que estamos recebendo, do medo e da instabilidade. Por isso, aposte no que você gosta de fazer para relaxar: ver seriados, ler, fazer uma janta bacana, cozinhar, dançar em casa. Tudo está valendo desde que seja saudável e te tranquilize!


- Crie sua rede de empatia e apoio: Nesse momento, a palavra é “empatia”, reconhecer as dificuldades do outro diante de um isolamento social, e, assim, também identificar e conversar sobre as suas questões e problemas. Por isso, monte sua própria rede de apoio online, seja com seus amigos, colegas da faculdade ou do trabalho, ou sua família, onde todos possam compartilhar seu dia a dia e inseguranças ou ansiedades. Dialogar hoje em dia pode ajudar definitivamente!


- Tenha paciência com você mesmo e seus prazos: Se você está trabalhando de home office, estudando ou fazendo alguma atividade à distância, respeite que é um momento frágil e complicado, por isso, sua concentração vai estar comprometida. Tente estabelecer uma rotina com horários de trabalho (parecida com a que você tem normalmente), mas sem se cobrar a manter o mesmo ritmo, já que o contexto é outro. Faça uma coisa de cada vez e sinta-se orgulhoso pelas pequenas conquistas do dia. Seja paciência com a forma que sua mente está reagindo à quarentena. 


- Use da informação útil e segura: A nossa melhor defesa hoje é a informação, mantenha-se informado sem mergulhar no mar de notícias em um volume prejudicial, e, principalmente, arriscando cair de fake news. Siga portais confiáveis e use um tempo limitado para ler o que está acontecendo e se atualizar, não fique o dia todo procurando notícias, isso pode fazer mal e te deixar mais ansioso. 

Converse com quem te faz bem e compartilhe sua vida com seus amigos, familiares, mantenha a rotina de higiene e priorize você! Vamos passar por isso juntos. 

Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|