Conheça as fases do mercado imobiliário e esteja preparado
Voltar para o blog

Conheça as fases do mercado imobiliário e esteja preparado

Investidor, está pronto para enfrentar e passar por todas as fases do mercado imobiliário? 

Imóveis são uma opção segura e estável para quem busca investir em renda passiva, porém, é preciso estar consciente e prevenido para determinados momentos que irão surgir, principalmente em crises. 

O mercado imobiliário possui vida própria, e ele se repete diversas vezes ao longo dos anos. Não é possível mensurar exatamente quando cada etapa irá ocorrer, mas quem busca conhecimento e se aprofunda no assunto pode detectar quando cada etapa está no seu início para maximizar os seus ganhos ou minimizar as suas perdas.


Fase de Expansão


A fase de expansão é identifica com o contínuo crescimento da demanda, criando a necessidade da construção de mais espaços. É possível verificar que a demanda está superior à oferta, fazendo com que o preço também se torne mais elevado.

A taxa de vacância está cada vez menor, os imóveis são vendidos a preços maiores e os aluguéis também estão cada vez maiores.

O rápido crescimento de novas construções faz com que os imóveis disponíveis superem a demanda, levando à fase de sobreoferta. 


Fase de Sobreoferta


A sobreoferta é identificado pelo grande número de imóveis disponíveis a venda, não acompanhando o ritmo natural das vendas.

Consequentemente, o valor dos aluguéis diminui e as construções não são mais tão atrativas porque é mais interessante investir em um imóvel pronto. 


Fase de Recessão


Na fase de recessão, a oferta é bem superior à demanda, fazendo com que muitas incorporações sejam interrompidas ou sequer sejam iniciadas. Isso se dá porque há muitos imóveis em oferta no mercado, sejam eles recém-concluídos ou não. Isso abre diversas oportunidades para comprar imóveis a preços mais baratos dos que foram vendidos anteriormente.

Essa é a fase mais longa do ciclo, especialmente porque o conservadorismo do mercado faz com que a demanda cresça de uma forma mais lenta se comparada com o crescimento da oferta na fase de expansão.

Outros fatores que podem interferir no encerramento da fase de recessão é a situação econômica do país, especialmente se considerarmos que os investimentos em imóveis são dependentes do crédito disponível para investidores à uma taxa de juros que não seja tão onerosa. 


Fase de Recuperação


Na fase de recuperação é quando o mercado está com muita oferta de imóveis, em razão das novas construções e da baixa demanda do mercado. Nesta etapa, a taxa de vacância atingiu o seu ápice e o excesso de espaço livre começa a ser absorvido. Fazendo com que gradativamente o mercado vá recuperando a sua força.

Outros posts

  1. Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Guia ilustrado para comprar a casa própria

    Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um...

  2. Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Perfil de led de 7 m marca a entrada do apartamento

    Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica projetada junto à arquitetura Com paredes e forro revestidos de carvalho-americano, o hall teve a luminotécnica...

  3. Lançamento: Residencial Gabro

    Lançamento: Residencial Gabro

    Endereço: Rua Visconde de Pelotas, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Santa Maria - RS Detalhes do Imóvel 2 Dormitórios 1 Banheiro 1 Vaga 99 m² Área útil Características Alto...

Vendas Centro

Vendas
55 3222-5578
Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Aluguéis
55 3222-1273
Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

55 3219-1886
Plantão de Vendas
55 99622-7670

Vendas Centro

Plantão Vendas
55 99975-6677
Plantão Aluguéis
55 99618-8900

Aluguéis Centro

Plantão Aluguéis
55 99618-8900
Plantão Aluguéis
55 99651-2225

Agência Camobi

Plantão de Vendas
55 99622-7670
|